Feira livre, uma questão de saúde pública

Vigilância sanitária, vai agir ou assistir a tudo de camarote ?

feira cobertaConstruída para atender as necessidades  dos feirantes, donos de pequenas e grandes propriedades rurais, que produzem, fabricam e comercializam seus produtos.

Infelizmente,  construíram um prédio aberto à beira de uma Rodovia, onde há um fluxo grande de veículos, os produtos ficam expostos, à poeira e à queima de combustíveis, contaminam os alimentos, ou seja, as verduras, frutas e carnes não são protegidas.

Falta grave do poder público, construir um prédio para esse fim, nesta localidade, sem os devidos cuidados com a higiene e conservação dos produtos, foram omissos em realizar uma obra que desse condições aos feirantes de proteger seus produtos.

Veja o tamanho da incoerência da administração pública (prefeitura), ao aprovar  a  Lei  do SIM-Serviços de Inspeção Municipal, a prefeitura exigiu que os feirantes cumprissem a Lei, mas não deram condições e tão pouco adequou o prédio conforme recomendação da vigilância, e deixa os feirantes e a população a merce,  isso  a anos.

O local até hoje encontra-se sem quaisquer ações da prefeitura e vereadores, no sentido de mudar este para outra localidade, porque adequar é impossível, pois, toda base metálica de sustentação das colunas estão comprometidas pela ferrugem, cortada.

Falta manutenção do teto ao piso, nos boxes, falta cerca de proteção ou muro para impedir a entrada de animais, pessoas, falta banheiros adequados até para cadeirantes, falta tudo, esse é o resultado das políticas públicas para nós.

A prefeitura vem a anos publicando nos noticiários local a reforma, manutenção, reestruturação de forma enganosa, vergonhosa, usando nosso dinheiro numa publicidade mentirosa, estão nos enganando com o nosso dinheiro.

E agora estão começando a tal reforma, e acredite se quiser, não vai passar de uma maquiagem, e se você não acredita, de uma olhada, e veja também o caso do Hospital Municipal,  na recepção bonitinho, e aos fundos um lixo,  háaaaaaaa,  você não acredita?  vai lá  e veja com seu próprios olhos.

Falando da base de sustentação das colunas que estão todas danificadas, enferrujadas e cortadas, estas foram todas tampadas, cobertas, escondidas pelas paredes que foram construidas entre as colunas e pela calçada que fizeram nos pés das colunas ao redor do prédio, sem que antes fossem soldadas para tirar os podres, veja as fotos no banner “SITUAÇÃO  DE”.

Infelizmente, essa obra  será mais uma marca registrada da administração pública que não podemos esquecer, essa é mais uma obra falha, com erros grosseiros que qualquer pessoa pode identificar a olho nu, sem necessidade e especialistas para constatar, e que colocara dezenas de pessoas em iminente risco se não for corrigida a tempo.

Segundo informações na placa de publicidade, a obra será executada de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária, o que não acreditamos, mas com o que apontamos e criticamos, infelizmente são sinais de natureza grave, e acreditamos que essa obra será imediatamente interditada, pois, nas condições em que esta sendo realizada e onde esta localizada não poderá continuar.

Mesmo com essa reforma, esse problema continuará sendo uma questão de saúde pública, pois, esta localizada na beira da MT-100 com auto fluxo de veículos (perigo), auto índice poluição (queima de combustível), toda lateral aberta que provoca  (contaminação aos produtos) e o espaço do galpão não comportava e não comportará os feirantes existentes, fazendo com que esses produto fique exposto direto ao público, e o que é pior, feirantes e população terá que usar banheiro químico.

Se essa pseuda reforma sair nas condições que está sendo feita,  imagine você  como vai ser essa obra, diga-se de passagem,  esse problema já esta mais uma vez nas mãos do Ministério Público, só nos resta aguardar as providência desse órgão fiscalizador, só nos reta saber se a Promotoria de Justiça vai permitir que essa feira livre fique nesta localidade, bem como nas condições ora mencionadas.

E mais, ante a reforma, imaginem como esta ficando as condições do piso,  tudo torto, cheio de baixadas, desnivelado,  situação que qualquer pessoa percebe  ou  vê,  infelizmente esta é mais uma obra da prefeitura para nós,  é como se merecêssemos qualquer  coisa  feito  ou  elaborado  de qualquer jeito.  

Embora a situação dessa Feira Pública já foi objeto de ajuste em TACs assinados entre Ministério Público e a Prefeitura por várias vezes e anos  noticiada pela imprensa local,  não foi cumprido e tão pouco foi executado pelo MP.

Total descaso das nossas autoridades.