De quem é a culpa do desmatamento ?

A resposta é clara e objetiva, a saber, o Poder Público, sim ou não ?

NASCENTEVimos diariamente nos noticiários locais informações de que desmataram a cabeceira do Córrego Gordura, e que em 15 anos não terá mais condições de se captar água nesta nascente para abastecer nossa cidade, entre outras notícias.

Desmataram a nascente do Córrego Gordura que abastece nossa cidade, e não fizeram nada para impedir, não fiscalizaram, não autuaram, um prejuízo irreparável à natureza, ao meio ambiente e ao cidadão que usa água dessa nascente para sobreviver.

Mas de quem é a culpa, senão daqueles que tiveram e tem o poder nas mãos há anos, senão décadas, onde estavam e onde estão nossas autoridades ?

Onde estava o poder público, prefeitos, vereadores, secretário do meio ambiente, ambientalistas, Ministério Público do Meio Ambiente  e  demais  órgãos  responsáveis  pela fiscalização ?

Essas autoridades receberam poderes, ou seja, foram-lhes outorgados responsabilidades, e tinham a obrigação de fiscalizarem, administrarem, protegerem o bem público.

Ganharam dinheiro pelo trabalho que lhes foram confiados, e infelizmente foram omissos, inertes, negligentes, falhos.

De quem é a culpa?   é minha?   é sua?  do cidadão que paga seus impostos?   do povo que cumpre suas obrigações com o município, Estado, União ?

ou é das autoridades que tinham a obrigação, o dever, a responsabilidade de  zelar da coisa pública ?   Acreditamos que foram e são bem pagos para cumprirem com seu papel, então, não há quaisquer justificativas que nos convença pelo não cumprimento da obrigação desses agentes públicos.

e agora, com as recentes noticias sobre a situação da  Nascente do Córrego Gordura,  do Córrego Boiadeiro,  Rio Araguaia e seus afluentes,  o que nossas autoridades vão fazer ?

Será  que  serão  responsabilizados  por fazerem vistas grossas  a  inúmeras  situações que se arrasta anos e anos ?   ou vão continuarem  sendo omissos  ante  a  grave  situação  dessas  nascentes ?

Será que teremos ações para coibir o flagrante crime ambiental provocado ao longo desses anos, senão décadas  pela prefeitura municipal de Alto Araguaia? 

Será que algum  dos poderes públicos fiscalizadores terão coragem de processar os responsáveis  ou  irresponsáveis que cometeram tais crimes, pois,  feriam a natureza,  foram omissos ante a obrigação que tinham,  negligente  nos poderes que lhes foram outorgados quanto a proteção ao bem público entre outros ?

Analisem, pensem, reflitam ! ! !